sexta-feira, 6 de setembro de 2013

UFC Glover vs. Bader

Como já havia adiantado aqui, nessa quarta-feira que passou (04/09), Belo Horizonte recebeu pela 2ª vez o UFC. Como nã poderia deixar de ser, em todas as lutas houveram brasileiros. Como estava viajando e só cheguei em casa bem depois do início da programação, não consegui nem fazer prognósticos e nem assistir ao card preliminar. Vou fazern então alguns comentários sobre o card principal que contou com 6 combates. Desses, os brasileiros obtiveram sucesso em 50%, ou seja, apenas 3 vitórias para os lutadores da casa.

Vamos aos resultados.

1 - Marcos Vinícus, o Vina, perdeu por nocaute para o russo Ali Baugatinov. Em 3 lutas pelo UFC, o Vina só ganhou uma. É bom ficar esperto senão o Dana White dá o bilhete azul para ele, se é que não vai dar de qualquer maneira. Decepcionante. 

2 - Na sequência, a 2ª luta do card preliminar. Rafael Natal, o Sapo, enfrentou o sueco Tor Troeng, pelos médios. Grande luta de Sapo que, lutando em casa e com o apoio em massa da torcida, fez bonito e venceu o sueco. Sapo, nos 2 rounds iniciais foi fantástico, conseguindo aplicar 2 knockdowns (um em cada round) em Troeng e dominar totalmente o combate. No 3º round, o sueco lutou um pouco melhor, mas nada que pudesse ameaçar a vitória de Rafael Natal. Foi uma luta difícil, onde Sapo enfrentou o melhor peso-médio da Suecia que era bem mais alto e com mais envergadura do que ele. Mesmo assim Sapo não tomou conhecimento e derrotou Troeng com propriedade.

Tor Troeng (em pé) em uma das raras ocasiões em que levou vantagem sobre Sapo
3 - Logo depois, mais um fracasso brasileiro. Francisco Trinaldo, o Massaranduba, foi finalizado absurdamente com uma kimura pelo polonês Piotr Hallmann, no 2º round, depois de quase ter vencido no 1º. Uma lástima.

4 - Na quarta luta do card principal, duelo na categoria mosca, entre Jussier Formiga e Joseph Benavidez. A categoria mosca é muito imprevisível, com seus lutadores muito rápidos e ágeis. Não dá para bobear um segundo sequer. O brasileiro bobeou e foi nocauteado por Benavidez, o 1º do ranking na categoria. Formiga, embota entre os 10 melhores da categoria (até o combate era o 5º), é bom botar as barbas de molho, já que essa é sua 2ª derrota seguida.

5 - Se as 2 lutas anteriores foram decepcionantes, dessa não dá para reclamar. Ronaldo Souza, o Jacaré, enfrentou Yushin Okami, do Japão. Okami é meio subestimado, mas é um grande lutador, e estava na 3ª colocação no ranking dos médios. Mas Jacaré, que fazia apenas sua 2ª pelo UFC não quis nem saber. Partiu para cima desde o início e pegou Okami de jeito. Antes do 3º minuto de luta acabar, o brasileiro já o havia nocauteado. Vitória espetacular. Já falei isso aqui e repito. Jacaré é o futuro campeão dos médios. Se lutasse contra Weidman, o venceria com sobras.

Jacaré esmaga Okami contra a grade
6 - Na luta principal, duelo entre Glover Teixeira e Ryan Bader, pelos meio-pesados. Antes da luta, Bader falou que iria ganhar e nocautear, mas acho que nem ele acreditava nisso. Foi um combate muito intenso e bastante interessante. Resumo da coisa: Glover nocauteou Bader antes de 3 minutos de luta. Acontece, porém, que ele deu algumas bobeadas feias e também foi ameaçado, chegando a tomar um knockdonw pouco antes de nocautear Bader. Ao final da luta, Glover estava chateado com ele mesmo pelo excesso de confiança e por cometer alguns erros que poderiam ter custado caro. É bom pensar assim mesmo, já que na próxima deve enfrentar o vencedor do duelo entre o campeão Jon Jones e o sueco Alexander Gustafsson, que ocorre no próximo dia 21/09. Deve dar Jones, mas nunca se sabe. O importante, para Glover é estar ciente de que tanto Jones quanto Gustafsson são muito melhores e mais qualificados que Bader e que ele terá uma parada muito mais dura. Vale lembrar que Glover não perde desde março de 2005, com 20 vitórias seguidas. 

Glover amassando Bader no solo
 Dia 21/09 terá um evento que promete, com duas disputas de título na mesma noite. Jon Jones X Alexander Gustafsson, pelos meio-pesados e Renan Barão X Eddie Wineland, pelo interino dos galos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário