segunda-feira, 2 de setembro de 2013

UFC 164 - Resultados

66,66%. Esse foi meu índice de acerto no UFC 164 - Henderson X Pettis 2. Cantei 6 resultados e acertei 4. Errei justamente os 2 mais importantes, ou das lutas consideradas mais importtantes. 

Vamos dar uma olhada.

Ainda no card preliminar, apostei em uma vitória do brasileiro Gleison Tibau por finalização. Venceu, mas por decisão dividida. Não importa. Tibau era o azarão e conseguiu uma boa vitória sobre Jamie Varner, o favorito. Foi uma luta com 3 rounds totalmente distintos. O 1º foi muito equilibrado, podendo ter sido ganho por qualquer um dos lutadores. Nesse caso, os juízes laterais entenderam de forma dividida (2X1) que a vitória foi de Tibau. Entendo que ele só conquistou a vitória nesse round por conta de uma queda que aplicou em Varner. Quedas contam muito no UFC. O 2º round foi de domínio total do brasileiro que colocou seu adversário no chão e controlou muito bem a luta. Na volta para o 3º round, Varner voltou melhor e mais inteiro que Tibau e dominou as ações. Ao final, decisão dividida que poderia ter ido para qualquer um dos lutadores. Tibau completou sua 20ª luta na organização, mas mesmo assim sempre parece faltar algo. Ele nunca é muito convincente. Não o vejo disputando o título. Em sua categoria (Leves) temos Rafael dos Anjos melhor colocado no ranking, lutando muito melhor e de maneira mais completa e consistente. Se há algum brasileiro em condições de galgar algo mais na categroria é ele e não Tibau.   

Gleison Tibau chuta Jamie Varner

Na 1ª luta do card preliminar, o confronto foi entre Erik Koch e Dustin Poirier pelos Penas. Koch era o favorito, mesmo assim, apostei na vitória de Piorier por finalização. Deu Poirier por pontos em uma ótima e movimentada luta.

Koch (esq.) esquiva golpe de Poirier
Na sequência foi a vez do confronto entre os Pesados Ben Rothwell e Brandon Vera. Indiquei vitória de Rothwell por nocaute e acertei em cheio. Vera se limitou a fugir de Rothwell durante todo combate, mas no 3º round ele não conseguiu correr e foi nocauteado pelo grandalhão.Acho que Frank Mir está acabado. Essa foi sua 3ª derrota seguida na organização.

Rothwell acerta joelhada em Vera

A 3ª do card principal foi um combate muito movimentado entre Chad Mendes e Clay Guida, pelos Penas. Chad Mendes é um ótimo lutador e só tem uma derrota em seu cartel, justamente para o campeão da categoria, José Aldo. Clay guida é um dos lutadores mais chatos e irritantes do MMA. Fica pulando na frente de seu oponente e não para um segundo sequer. Apesar disso, é muito efetivo e perigoso. Apostava em vitória de Mendes por pontos, principalmente por Guida ser um adversário duro e de nunca ter sido nocauteado. Porém, sempre há a 1ª vez para tudo na vida e, no 3º round, Chad Mendes aplicou um nocaute técnico em Clay Guida.

Clay Guida (na grade) sendo castigado por Chad Mendes
A penúltima luta da noite foi mais um confronto de Pesados entre o ex-campeão da categoria, Frank Mir e Josh Barnett, que voltava ao UFC depois de um bom tempo. Achei que Mir ganharia por finalização. Não poderia estar mais enganado. Barnett partiu para cima e não deu chances para Frank Mir. Depois de 2 minutos de espancamento, Barnett acertou uma joelhada em cheio no rosto de Mir que o nocauteou. Grande vitória de Josh Barnett que voltou com tudo. Mais um bom nome para movimentar a categoria.

Josh Barnett e a joelhada que nocauteou Frank Mir
A última e mais aguardada luta das noite teve o resultado mais surpreendente. Quer dizer, surpreendente em termos. É evidente que Anthony Pettis tinha totais condições de vencer o campeão Ben Henderson, tanto é que já o havia vencido antes. O que surpreendeu foi a maneira como a coisa se deu. Apostei em uma vitória por pontos de Henderson, mas fui desmentido por Pettis, que finalizou Henderson ainda no 1º round com um arm-lock. Impressionante. Henderson não teve tempo de fazer praticamente nada. Até tentou um ataque e uma queda no início do combate, mas não foi bem sucedido. Pettis lutou de maneira magistral e finalizou seu rival com todos os méritos. Mesmo que se possa dizer (e se pode dizer) que Henderson defendeu de maneira errada o ataque de Pettis, isso não diminui em nada sua grande conquista. Henderson agora vai ter que juntar os cacos e entender o que aconteceu. Pettis, logo ao final da luta, intimou José Aldo para um combate. Se acontecer, pode pegar fogo.

Anthony Pettis aplica em Benson Henderson o arm-lock que lhe valeu o cinturão

Próxima quarta-feira (04/09) vai acontecer a 2ª edição do UFC em BH. As grandes atrações são os combates de Glover Teixeira, que faz a luta principal contra Ryan Bader e Ronaldo Jacaré, que enfrenta o japonês Okami, na 2ª luta mais importante da noite. Tem tudo para ser um evento sensacional. Na quarta volto com alguns palpites para essas lutas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário