segunda-feira, 8 de julho de 2013

UFC 162 - Vexame

Muito bem. Semana passada dei palpites sobre 4 lutas que ocorreriam no UFC 162. Acertei 2 e errei 2. 50% de aproveitamento. Medíocre.

Disse que Gabriel Gonzaga, o Napão, derrotaria seu adversário, o americano Dave Herman. Acertei. Só errei em como seria essa vitória. Arrisquei finalização e Napão nocauteou em 17 segundos. Maravilha.

Gabriel Napão acerta direita que definiu o combate contra Dave Herman


Outro palpite, o qual errei, foi sobre o resultado da luta entre o brasileiro Roger Gracie e o americano Tim Kennedy. Apostei em vitória por finalização de Gracie. Errei. Deu Kennedy por pontos. Gracie lutou muito mal, aliás. Pareceu desinteressado e seu gás acabou aos 3 minutos do 1º round. Alguém tem que avisar esses Gracies que só o jiu jitsu e o nome da família não ganham mais de ninguém. Já deveriam saber.

Tim Kennedy dá um "coice" em Roger Gracie


Outro palpite certeiro meu foi em relação a luta entre o americano Frankie Edgar e o brasileiro Charles "do Bronx". Cravei na vitória do americano e acertei. Apesar de ter perdido, do Bronx fez uma luta sensacional, dando a impressão de que poderia vencer o combate em alguns momentos. Lutou e empolgou. Edgar é um grande lutador e adversário duríssimo mas, mesmo assim, do Bronx teve grande atuação. Perdeu, mas saiu maior do que entrou.

Charles "do Bronx" tenta joelhada em Frankie Edgar


A última luta da noite foi a mais aguardada e das mais vergonhosas que já asssiti. Não via tanta palhaçada e marmelada desde 1999, no Pride 5, onde Mark Coleman perdeu de maneira vexatória para o herói local e lutador medíocre Nobuhiko Takada, com uma chave de calcanhar.

Nem preciso comentar o resultado, pois todos já sabem. O que interessa aqui são as especulações e elocubrações de sempre. Os comentários (dos espectadores, nunca da cobertura oficial) se dividem em 2 grupos: os que entendem que Anderson foi muito arrogante, palhaço e, no meio da palhaçada foi surpreendido com um golpe certeiro de Weidman e perdeu em razão de sua soberba. Os outros acham que foi uma tremenda marmelada e que, Anderson, seguindo orientações do sempre odiado Dana White, entregou a luta para haver uma revanche com lucros exorbitantes. 

Weidman acerta golpe do título em Anderson Silva



Não acho que foi nem uma coisa nem outra.

Vamos fazer um rápido retrospecto:

1 - Anderson já vinha dando sinais, há tempos, de que estava cansado e não queria mais lutar;

2 - Todos insistiam em uma superluta entre ele e Georges St-Pierre ou contra Jon Jones;

3 - Todos os outros top contenders da categoria e que estavam escalados para enfrentar o Spider acabaram perdendo suas lutas. Só sobrou o Weidman;

4 - Nem Anderson e nem seu empresário queriam enfrentar Weidman. A organizaçãom do UFC forçou a barra até o limite, renovou seu contrato e a luta foi marcada;

5 - Weidman vinha de lesão e estava há tempos parado;

6 - Começaram a vender que Weidman era o único que reunia condições para derrotar Anderson;

7 - Vários outros lutadores apostavam que Weidman era o cara que derrotaria Anderson, que começou a ser considerado como o azarão do combate;

8 - Nas casas de apostas, as chances de Weidman estavam mais próximas às de Anderson do que qualquer outro lutador que o tenha enfrentado até então;

9 - Na coletiva antes da luta, Anderson "entregou" o cinturão à Weidman, o deixando segurar;

10 - Durante a luta, Anderson abusou demais e acabou sendo acertado por Weidman. Vamos ser francos, que, naquela circunstância, qualquer um o acertaria;

11 - Anderson nunca havia sido nocauteado em sua carreira;

12 - O soco que Weidman acertou em Anderson é uma esquerda e com o braço já esticado, o que faz com que grande parte da força já tenha sido dissipada;

12 - Logo após o fim do combate, Anderson, ainda dentro do octógono, disse que não queria revanche e nem lutaria mais pelo título;

13 - Em sua entrvista para o pessoal do canal Combate, assim que desceu do octógono, ele voltou a repetir que Weidman lutou melhor e que não queria revanche. Quem assistiu percebeu como ele estava calmo e parecia nem se importar com o que havia acabado de acontecer. Parecia de fato aliviado e nem um pouco surpreso.

Pelo exposto acima, e isso é uma opinião minha, Anderson realmente entregou a luta, ou perdeu de propósito. É só ver como a luta se desenrolou. Anderson não fez absolutamente nada durante o combate. Não tentou acertar Weidman seriamente uma única vez sequer. Weidman é um lutador muito fraco, que mesmo com Anderson dando todas as oportunidades para que ele o nocauteasse não conseguia fazer nada. Nem no chão o controlou quando teve a chance. Esse Weidman não tinha a menor possibilidade de derrotar o Spider em condições normais. Nunca. Ora, se o Anderson perdeu de maneira tão ridícula, por um erro grosseiro seu em tentar humilhar seu oponente, ele pediria uma revanche imediata, certo?

Para mim, Anderson não queria mais lutar e, principalmente, não queria mais o peso de ser o campeão, com todos os compromissos e cobranças.  Não estou desculpando e nem justificando sua derrota (quen foi inaceitável da maneira como se deu), apenas tetando fazer uma observação racional.

Dana White já disse que se houver uma revanche entre os dois será logo na próxima luta e 1ª defesa de título de Weidman. Aí teremos 2 hipóteses: se Anderson ganhar, fica caracterizada a marmelada na luta de sábado 06/07/13; se Anderson perder (que seria o meu palpite) fica claro que ele queria mesmo sair dessa e se aposentar. 

O destino de Weidman? Alguém aí se lembra do peso pesado do boxe James "Buster" Douglas? Não? Foi o cara que em 11/02/1990 ganhou de Mike Tyson, quebrando um recorde de 37 vitória e nenhuma derrota. Acho que com Weidman vai acontecer o mesmo. Derrotou aquele que parecia invencível, mas não será lembrado no futuro. Se ele não lutar contra o Anderson e enfrentar o Vitor, por exemplo, certamente será derrotado. Acho que Weidman não dura 2 lutas como campeão dos médios do UFC.

É claro que Anderson fez todo mundo de palhaço, o que é indescupável, mas  tem muita coisa por trás disso tudo. Só teremos uma idéia do que realmente aconteceu na sequência, ou em um próximo desafio entre Anderson e o agora campeão Chris Weidman, que deve aproveitar ao máximo o momento, pois será bem curto.


Um comentário:

  1. A guarda baixa de Anderson Silva sempre foi a demonstração máxima de concentração, controle mental e disciplina tática. Era calculadamente baixa para ser infalivelmente letal.

    Havia o perigo, mas ele era medido e tinha uma razão. Assistir a uma luta do Anderson Silva era como ir ao barbeiro experiente que faz pirueta com a navalha: sempre há a sensação real de que o pescoço vai acabar cortado, mas no final era sempre a barba que acabava mais bem feita do que nunca.

    Só que nesse sábado, a guarda estava baixa por outro motivo: preguiça. Entediado, Anderson abaixou a mão e deu o queixo para ir logo pra casa. Não queria perder, mas não fez questão de ganhar. As palhaçadas tinham uma mensagem para Weideman: “Ei, cdf, não está vendo que eu só quero ir pro Brasil comer frango frito? Me dê uma bifa na cara e pegue o cinturão com a minha secretária após o expediente”.

    Anderson Silva saiu para comprar pão, e de propósito largou o carro aberto no meio da rua, com a chave na ignição.

    Fernando B. Machado

    ResponderExcluir