segunda-feira, 20 de maio de 2013

UFC No Combate (On Fox 8) Belfort vs Rockhold

Ao contrário do que poderia esperar, o evento do UFC em Jaraguá do Sul/SC foi excelente. Das 13 lutas programadas, (todas com brasileiros - 10 entre brasileiros e estrangeiros e 3 entre brasileiros apenas), em apenas uma delas não houve vitória brasileira (Hacran Dias vs. Nik Lentz). Das outras 12 restantes, farei um breve relato de 7 delas.

A 1º luta da noite já mostrou que o evento seria bom e que valeria a pena ficar assistindo. Pelos leves, o brasileiro Lucas Martins, o "Lucas Mineiro", enfrentou o americano Jeremy Larsen e travou com esse uma batalha dura. O 1º round foi bastante equilibrado, com ambos os lutadores alternando bons momentos. O brasileiro, porém, se expunha muito e acabava levando contra-golpes poderosos de seu oponente que o desequilibravam. O combate seguiu assim até o final do round. No 2º round, o americano começou a ganhar terreno e dominar o combate, conseguindo aplicar alguns knockdowns em Mineiro. Na volta para o último assalto, parecia que a coisa iria se repetir, mas Lucas Mineiro acertou um direto de direita de encontro contra o rosto de Larsen que despencou. Nocaute sensacional "achado" por Mineiro que precisa ser mais cauteloso durante o combate. Se expôs demais e, mesmo absorvendo bem os golpes, quase caiu várias vezes.

Mineiro acerta chute lateral em Larsen

Na categoria mosca, o brasileiro John Lineker (isso mesmo, brasileiro com esse nome), justificou plenamente seu apelido de mãos-de-pedra e dominou totalmente seu oponente, o russo Azamat Gashimov, inclusive aplicando um knockdown que o fez cair longe. No 2º round, Liniker voltou mais focado e liquidou de vez a fatura, dando uma verdadeira surra em Gashimov enquanto o árbitro não interrompeu o combate. Vitória sensacional desse bom lutador. O mais legal aqui é que é muito raro ver um lutador com pegada tão forte em uma categoria leve como essa. Se continuar assim por mais algumas lutas, Lineker terá todas as condições de disputar o título, hoje nas mãos do americano Demetrious Johnson.

O brasileiro Lineker "amassa a lata" de Gashimov

No 5º combate da noite, Yuri Alcantara "Marajó", enfrentou o compatriota Iliarde Santos pelos galos e não deu nenhuma chance para Iliarde, o nocauteando na metade do 1º round. Iliarde não teve chance de fazer absolutamente nada na luta, sendo dominado e logo depois nocautedado por Marajó. Marajó atropelou Iliarde desde o 1º segundo, e era apenas uma questão de tempo até que ganhasse a luta. Vitória maiúscula de Marajó. Iliarde parece que já entrou derrotado no octógono, sendo incapaz de fazer qualquer coisa.

Marajó vai encurralando Iliarde Santos

Na 7º luta, vitória sensacional de Gleison Tibau em cima do americano John Cholish. A luta já começou boa para Tibau que dominou totalmente o 1º round, aplicando várias quedas em Cholish. Na volta para o 2º round, Tibau partiu com tudo para cima de Cholish, conseguindo aplicar uma boa sequência, o que abriu caminho para que conseguisse encaixar uma guilhotina perfeita no americano. Grande conquista de Tibau que esbanjou técnica e mostrou como se luta jiu jitsu.

Cholish (esq.) e Tibau se estudam durante o combate

Logo na sequência, outra grande luta com uma grande vitória brasileira. Dessa vez foi Francisco Trinaldo, o Massaranduba quem mostrou como se faz. Apesar de ter começado o combate meio displicente, chegando a ser derrubado pelo americano Mike Rio, Massarabduba se recuperou de maneira fantástica e, após aplicar uma queda em Rio, encaixou um sensacional katagatame com apenas meia guarda passada, algo que não é muito comum de se ver. Grande apresentação de Massaranduba que precisou de 3 minutos para bater o americano.

Mike Rio (esq.) e Francisco "Massaranduba" Trinaldo


No 12º e penúltimo cobate programado, a aguardada estréia de Ronaldo Souza, o Jacaré, pelos pesos médios. Jacaré é um grande lutador, faixa preta de judo e jiu jitsu, tendo sido campeão mundial de jj 5 vezes. Seu adversário era o americano Chris Camozzi. Jacaré não tomou conhecimento de Camozzi, partindo para cima e o derrubando em seguida. Uma vez no chão, Jacaré fez o que quis com Camozzi, o finalizando - e apagando - com um katagatame aos 3:37 do 1º round. Grande estréia desse ótimo lutador que tem tudo para ser um dos melhores da categoria. Jacaré é considerado o herdeiro de Anderson Silva. Provavelmente não haverá um combate entre eles, pois são da mesma equipe. Sendo assim, Jacaré só terá chance de disputar o cinturão quando Anderson já não for mais o campeão.

Jacaré apertando o katagatame em Chris Camozzi

Mas o melhor estava guardado para o final. Em uma das melhores lutas do ano, Vitor Belfort enfrentou o badalado campeão do extinto Strikeforce Luke Rockhold e mostrou porque é o Fenômeno. Não dando chances para seu adversário e o encurralando desde o início, já dava para perceber o que viria. Logo nos primeiros movimentos do combate, Rockhold foi tentar acertar um chute em Vitor, se desequilibrou e acabou se estatelando no chão. Mau presságio para o americano. Vitor continuou pressionando e Rockhold não se achando no combate. Até que Vitor aplicou um spinning back kick (chute rodado) simplesmente maravilhoso na cabeça de Rockhold e o jogou longe. Foi um dos nocautes mais impressionantes e belos que já vi na vida. Indescritível. Ainda deu tempo de Vitor acertar mais uns 5 ou 6 golpes certeiros na cabeça do americano antes que o árbitro interrompesse o combate. Fenomenal. Vitor calou a boca de um monte de gente, inclusive de "especialistas" americanos que o davam como azarão. Além do mais, Vitor humilhou Rockhold, que, antes da luta, falou um monte de asneiras sobre ele. Espetacular!

Belfort e o chute-rodado que definiu o combate
 

Semana que vem tem o muito aguardado UFC 160, com 3 lutas que interessam muito os brasileiros: Pezão enfrenta novamente Cain Velasquez, desta vez pelo título dos pesados, Junior Cigano encara, se tudo der certo, Mark Hunt (se Hunt não conseguir o visto de entrada nos EUA, provavelmente será substituído por Roy Nelson) e ainda Glover Teixeira que terá pela frente James Te Huna. Para não me acusarem de comentar resultados, aqui vão meus palpites: Glover vence Te Huna por nocaute, Cigano vence Hunt ou Nelson por pontos e Pezão perde para Velasquez no ground and pound. Vamos ver. Da última vez errei feio meu palpite em relação à Pezão (contra Overeem). Tomara que erre novamente.

Próxima semana volto para comentar.
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário