quinta-feira, 2 de maio de 2013

Homem de Ferro 3 - Análise

Homem de Ferro 3 da Marvel traz o industrial, arrogante, porém brilhante, Tony Stark/Homem de Ferro contra um inimigo cujo alcance não tem limites. Quando Stark vê seu mundo pessoal destruído pelas mãos de seu inimigo, ele embarca em uma angustiante jornada para encontrar os responsáveis. Uma jornada que a cada reviravolta seus brios serão testados. Pressionado, Stark terá que sobreviver lançando mão de seus próprios dispositivos, contando com sua engenhosidade e instintos para proteger aqueles que lhe são mais próximos. Em sua luta para retornar, Stark descobre a resposta para a pergunta que o atormenta em segredo: o homem faz o traje ou é o traje que faz o homem?

Essa foi a sinopse oficial do filme. Agora, a análise (atenção: contém alguns spoilers, mas nada que "estrague a surpresa" para quem for assistir). 

Apesar de ter arrecadado 195 milhões de dólares ao redor do mundo em seu final de semana de estréia (26/04/13) sendo 25 milhões de reais só no Brasil, Homem de Ferro 3 é uma porcaria. Ruim e chato. É claro que não se deve analisar filmes de super-heróis criticamente como se fossem filmes "sérios", mas um mínimo de diversão e entretenimento eles devem proporcionar. Para mim, o filme falhou feio nesse quesito. Por certo não devemos considerar Homem de Ferro 3 como uma decepção, pois nunca devemos ter nenhuma espécie de expectativa em relação a filmes como esses.

Outro problema é que, além do roteiro ser fraco, o filme é um festival de clichês e patriotadas. Vejam só:

Homem de Ferro 3 começa com um flashback na festa de ano novo de 1999 para 2000. Tony Stark (Robert Downey Jr.) está em uma festa onde tem um rápido contato com Aldrich Killian (Guy Pearce), um cientista que acaba ignorando. Não é preciso ser nenhum gênio para saber que o tal cientista vai aparecer novamente e ter um papel de destaque. Ao voltar para o tempo atual, descobrimos que a ação se passa pouco tempo depois do que aconteceu em Nova Iorque no filme Os Vingadores. Aqui entra em cena o 2º clichê. Como o que aconteceu em Os Vingadores foi muito terrível e quase acabou com a vida de Stark, aqui ele aparece retratado como uma menininha, tendo pesadelos e ataques de pânico e ansiedade cada vez que lembra de Nova Iorque. Obviamente que ele terá que lutar contra isso e mais os vilões do filme. 

Vemos também que o relacionamento de Stark com sua ex-secretária e, desde o filme passado, presidente de suas empresas, Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) está cada vez mais sério, ao ponto de ela estar morando com ele. Aqui vem mais um clichê típico, pois, que melhor maneira de atingir Tony Stark, do que provocando algum mal a sua namorada?

Existe também o terrorista e o presidente dos EUA sendo pressionado por ele, outra obviedade. Certamente uma das cenas mais lamentáveis e manjadas é quando Stark, tem que decidir entre salvar a vida do presidente dos EUA ou sua namorada. Ridículo.

Vou parar por aqui para não contar mais nada. Não se preocupe, pois ainda tem um monte de besteiras no filme para você aproveitar. 

A verdade é que, o 1º Homem de Ferro foi muito legal (sempre considerando a proposta do filme), o segundo foi bem abaixo, podendo ser considerado apenas OK, e esse último foi uma bomba. Tirando a ultima trilogia do Batman, tem sido assim com os filmes de super-heróis: o 1º vai bem, mas depois a coisa vai ladeira abaixo. E isso quando o filme de estréia presta, pois existem vários casos, onde o 1º já é fraco, como Capitão América. 

De positivo, podemos citar algumas tiradas engraçadas e que já se tornaram características de Tony Stark e o fato de ser um filme bem feito e bem realizado, com efeitos de primeira. Mas isso também não deve ser considerado como um grande elogio, pois uma quantidade absurda de efeitos especiais e explosões nunca é bom, já que substitui a narrativa por correria. É tanta ação que às vezes você nem lembra o que está acontecendo. Obviamente que filmes com super-heróis precisam ter muita ação, mas um pouco de enredo entre as cenas de ação seria uma boa pedida.

No final das contas, após assistir ao longa fiquei com uma sensação de "já vi isso antes em algum lugar". Para alguns, Homem de Ferro 3 pode entreter e até divertir, mas a originalidade e boas sacadas do 1º já eram.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário