sexta-feira, 17 de maio de 2013

Curitiba Gastronomia - Madero Burger and Grill

O restaurante de hoje é o Madero Burger and Grill. O chef Junior Durski, depois do excelente restaurante Durski (inaugurado em 2000), abriu, no Largo da Ordem, o Restaurante Madero em 2005. Com a pretensão de ser o melhor hamburger do mundo, o Madero foi ganhando notoriedade até que em 2010 passou a se chamar Madero Prime Steakhouse, para posicionar-se em relação às unidades Madero Burger and Grill e Madero Express. Além disso, Junior Durski, de maneira inteligentíssima, inaugurou, durante a temporada de praia 2013, o Madero Burger Truck, um furgão culinário que é um verdadeiro restaurante sobre rodas - bem ao estilo daqueles americanos -  que ficou estacionado na praia de Guaratuba-PR para levar seus hamburgeres às pessoas durante o período de férias. Genial.

Mas hoje o assunto é o Madero Burger and Grill, que já possui várias unidades em Curitiba e também em outras localidades, inclusive outros estados.

AMBIENTE: Ótimo. Não tem o perfil mais sofisticado do Madero Prime Steakhouse, mas é muito bonito e agrada bastante. Sua decoração é bem contemporânea e foge totalmente do estilo lanchonete/fast food. O Madero é um restaurante que tem como especialidade o sanduíche, mas que também serve outros tipos de pratos.

ATENDIMENTO: Dentro do mínimo esperado e exigido para um restaurante desse padrão. É bom. Não se destaca, porém não compromete.

COMIDA:  Ótima. O que se verifica facilmente é que a qualidade dos materiais empregados na composição dos pratos é realmente de qualidade superior. Fica visível que existe um processo bem cuidadoso em sua elaboração. No cardápio diz que o hamburger é 100% carne. Gostaria de saber como é dada a liga para que a carne não se desmanche ao ser assada. Evidentemente esse é um segredo do chef Junior Durski que nunca será revelado. A carne como já mencionado é de excelente qualidade. O fato de ser assada na churrasqueira faz toda a diferença e empresta um delicioso sabor de churrasco ao hamburger.
Normalmente como o Cheeseburger Super (3 hamburgeres), mas talvez as opções com 1 ou no máximo 2 hamburgeres sejam as mais indicadas por deixarem o sanduíche mais equilibrado. Equilíbrio. Essa é a palavra-chave no Madero. Apesar de agora existir uma opção de pão mais macio (de leite, chamado estilo New York), sugiro o pão tradicional bem crocante, assado de hora em hora. Como o hamburger é assado e não frito, ele fica extremamente suculento, o que em um pão mais macio, poderia vir a encharcá-lo com a própria suculência da carne. Outra coisa importante aqui é a montagem do sanduíche. Pode parecer besteira ou excesso de preciosismo atentar para esse tipo de detalhe, mas não é, pois a montagem incorreta dos ingredientes pode desequilibrar o prato. Aqui, observa-se que a montagem está correta, com os componentes sendo adicionados na sequência lógica para o equilíbrio do sanduíche. Perfeito.  As batatas fritas que acompanham o sanduíche são ótimas, bem sequinhas, crocantes e saborosas, só acho que poderiam vir em quantidade um pouco maior. Para sobremesa, a opção mais popular é o famoso petit gateau de doce de leite com calda de frutas vermelhas e sorvete. Vamos por partes aqui. Separadamente os componentes são muito bons. O petit gâteau é bom e bem feito e a calda é muito saborosa. Para mim, porém, a combinação não funcionou muito bem. Achei que os sabores não se harmonizaram adequadamente, brigando entre si, o que tornou o prato pouco harmônico. O sorvete, que é anunciado como artesanal, para mim não tem nenhuma diferença para esses de pote que achamos em qualquer supermercado.  

PREÇO: Se levarmos em conta apenas o valor cobrado pelo sanduíche, diria que é muito justo, pois cheeseburger com apenas 1 (cheeseburger junior) custa praticamente o mesmo que um combo do Burger King. Válido, portanto. O problema é a sobremesa que onera demais a conta. Acho todas com preço abusivo, mas o petit gâteau se supera. Não vale. Só para você ter uma idéia, minha esposa e eu, gastamos, sem entrada e sem bebida alcóolica, apenas o prato, sobremesa e refrigerante, aproximadamente R$ 100,00 os dois. Meio caro por conta da sobremesa. Só com os sanduíches, a conta ficaria pela metade.

Classificação final:

Ambiente:       * * * * * 
Atendimento:  * * * *    
Comida:          * * * *   
Preço:             * * * *   

Entenda a classificação:

ótimo   =  * * * * *
bom     =  * * * *
regular =  * * *
ruim     =  * *
horrível =  *

Conclusão: Se você realmente gosta de sanduíches, vale a pedida. Só não vale o petit gâteau.

Obs. Analisei como um mero consumidor e não como crítico profissional ou especialista gastronômico, pois não é meu caso. Maiores detalhes aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário