segunda-feira, 15 de abril de 2013

UFC - TUF 17 Finale

Neste fim de semana ocorreu a final da 17ª edição do reality show The Ultimate Fighter (TUF), com a luta que valia um contrato de 6 dígitos com o UFC , entre os finalistas Kelvin Gastelum e Uriah Hall. Além dessa, houve a 2ª luta feminina do UFC e um combate envolvendo o brasileiro Gabriel Gonzaga, o Napão. A luta principal da noite foi entre os galos Urijah Faber e Scott Jorgensen. Mais 8 lutas ocorreram, sendo 7 no card preliminar e 1 no principal. Hoje farei alguns rápidos comentários sobre essas 4 lutas em destaque.

A segunda luta do card principal (9ª da noite) tinha como atração os pesos pesados Gabriel "Napão" Gonzaga, do Brasil e Travis Browne dos EUA. Napão vinha de 2 vitórias seguidas e almejava entrar no Top 10 da categoria. Browne vinha de uma sequência de 13 vitórias interrompida justamente em sua apresentação anterior contra o brasileiro Antonio Silva, o Pezão, onde foi nocauteado. Dessa vez, o americano nem suou muito, pois precisou de apenas 1 minuto e 11 segundos para nocautear Napão, que lutou mal e foi punido severamente. Aqui é que a coisa complica, pois Napão foi apagado com uma sequência de cotoveladas desferidas por Browne, onde, pelo menos 3, acertaram em cheio a nuca de Napão, o que é proibido. O fraco árbitro deveria ter interrompido o combate e desclassificado Browne, ou então a luta deveria, pelo menos ser considerada NC (no contest - sem resultado). Até agora tudo foi considerado normal pela direção do UFC. Vamos esperar o desenrolar dos fatos. Acredito que tudo vai ficar como está.

Browne acerta cotovelada em Napão


A próxima luta da noite (a 10ª) foi a segunda na categoria feminina entre Miesha Tate, ex-campeã do Strikeforce e Cat Zingano, lutadora invicta, mas que havia participado apenas de torneios menores nos EUA. Tate já havia sido campeã em um grande torneio, mas foi superada justamente por Ronda Rousey, atual campeã do UFC e era a franca favorita. O 1º combate feminino do UFC já havia sido muito interessante, com a manutenção do título por Rousey e esse 2º só confirmou que a categoria feminina veio para ficar. Em uma luta simplesmente espetacular e cheia de alternativas e emoção, a "azarona" Cat Zingano conseguiu um nocaute magnífico após uma sequência de 4 joelhadas e 1 cotovelada certeiras em Miesha Tate. Isso, depois de ter perdido os 2 primeiros rounds. Miesha Tate, inclusive, ao término do 1º round, demonstrou pouco respeito por sua adversária, se apoiando em seu rosto para se levantar. Tal atitude, como seria de se esperar, deixou Cat Zingano furiosa. Zingano ainda perdeu o 2º round, mas no 3º deu tudo de si e simplesmente massacrou sua adversária naquela que recebeu o prêmio de Melhor Luta da Noite com justiça. Além de sair vencedora do combate, Cat Zingano será técnica, juntamente com a campeã Ronda Rousey na próxima edição to TUF americano e fará contra essa a disputa do título feminino dos galos do UFC. Promete.

Cat Zingano em uma das joelhadas que nocautearam Miesha Tate


A 11ª e penúltima luta da noite foi a grande final do TUF 17, com 2 lutadores pesos-médios perseguindo o mesmo objetivo: um contrato de 6 dígitos com o UFC. De um lado estava o jamaicano e franco favorito Uriah Hall que, durante o reality show, assombrou todo mundo ao mandar seus 4 adversários na casa direto para o hospital. Do outro, o americano Kelvin Gastelum, que, em todas as suas lutas na casa do TUF, como agora no UFC era considerado o azarão. O que aconteceu dentro do octógono ninguém poderia prever. Uriah Hall não levou o combate a sério, achando que ganharia facilmente no momento em que bem entendesse, baixando sua guarda em vários momentos e fazendo muita firula, mostrando claro desrespeito por seu adversário. Kelvin Gastelum, por outro lado, entrou extremamente focado e concentrado e, mesmo com menos técnica e talento em relação a Hall, lutou muito bem e dominou as ações durante o combate. Ao final de 3 rounds, Gastelum foi declarado o vencedor em decisão dividida, porém justíssima. Esse Hall é certamente bom lutador, mas tem que levar as coisas a sério. Ficou brincando e fazendo gracinhas, baixando a guarda absurdamente, imitando Anderson Silva. Acontece que Anderson Silva só tem um. Hall foi penalizado com justiça por sua falta de profissionalismo. Certamente o veremos novamente no octógono, quem sabe, dessa vez lutando com seriedade.

Gastelum (por cima) domina Hall


O 12º e último combate da noite foi na categoria peso galo, entre o ex-campeão do WEC da categoria, Urijah Faber e Scott Jorgensen, ambos dos EUA. Faber é um grande lutador e só perdeu o cinturão interino da categoria porque do outro lado estava o excelente lutador brasileiro Renan Barão. Essa luta contra Jorgensen foi mais uma oportunidade para Faber mostrar o que sabe. Em uma luta prevista para 5 rounds, Faber dominou totalmente o 1º, porém viu seu adversário equilibrar as ações no 2º e 3º rounds. No quarto round, Faber voltou mais determinado e conseguiu aplicar um estrangulamento por mata-leão em Jorgensen. Ótima vitória de Faber que, juntamente com Renan Barão vai varrendo a categoria.

Urijah Faber aplica mata-leão em Jorgensen


Semana que vem tem disputa de título dos pesos leves entre o campeão Ben Henderson e Gilbert Melendez. Outra luta interessante será entre os pesados Frank Mir e Daniel Cormier. Nesse mesmo evento teremos a participação do brasileiro Hugo Wolverine, que é muito bom lutador.

Se tiver algo de interessante volto semana que vem para comentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário