sexta-feira, 12 de abril de 2013

Guia Básico de Cinema Capítulo XIX

Penúltima postagem do Guia Básico de Cinema.
Hoje temos:


Relíquia Macabra (O Flacão Maltês) - The Maltese Falcon (John Huston - 1941) 

O detetive particular Sam Spade (Humphrey Bogart) é procurado por uma mulher misteriosa (Mary Astor), que diz que está sendo ameaçada. Uma tarefa aparentemente simples, se complica quando tanto o perseguidor da mulher misteriosa, como o encarregado de protegê-la aparecem mortos. Personagens e acontecimentos estranhos começam a ocorrer e tudo gira em torno de uma estátua de falcão com valor incalculável.

Logo em sua estréia atrás das cameras, John Huston nos trás uma obra-prima do cinema, com um dos primeiros filmes noir da história. Como era de se esperar, o clima denso, a atmosfera sombria e os diálogos sensacionais estão aqui presentes e de forma abundante. Foi também o filme que transformou Humphrey Bogart em um astro do cinema. Foi filmado anteriormente 2 vezes, como Flacão Maltês em 1936 e Satan Met a Lady em 1931.


Uma Aventura na África - The African Queen (John Huston - 1951) 

Em 1914, logo no início da 1ª Guerra Mundial, Charlie Allnut (Humphrey Bogart), propietário e capitão do pequeno barco "African Queen", tem como missão levar para a civilização, Rose Sayer (Katharine Hepburn), irmã de um reverendo recém falecido. Charlie e Rose viajam através do Rio Congo, quando Charlie é convencido por Rose a tentarem um ataque suicida contra um barco alemão.

As estupendas atuações de Bogart e Hepburn dão ao filme um brilho especial. Além disso há o cenário da Africa Central e a tremenda aventura, em que se mistura o humor e a quase impossível missão almejada pelos protagonistas do filme. Um filme sensacional, que certamente merece ser visto ou revisto.


Inferno Nº17 - Stalag 17 (Billy Wilder - 1953)

William Holden vive o experiente e ardiloso Sargento J.J. Sefton, prisioneiro, na Segunda Guerra Mundial, do notório campo alemão - Stalag 17 - , que passa seus dias arquitetando golpes e negociando privilégios especiais com os alemães. Mas quando dois presos morrem numa tentativa de fuga, torna-se óbvio que há um espião infiltrado. Os olhos de todos no alojamento se viram para Sefton.

Dois grandes indicados para o Oscar pelo filme Crepúsculo dos Deuses, de 1950 - o ator William Holden e o diretor Billy Wilder - reúnem-se três anos depois, no envolvente drama de guerra Inferno nº 17. O resultado foi outra indicação de Melhor Diretor para Wilder (pela quarta vez), e o valioso Oscar de Melhor Ator para Holden.


Quanto Mais Quente Melhor - Some Like It Hot (Billy Wilder - 1959)

Em 1929, Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon), dois músicos desempregados, testemunham sem querer o cruel Massacre do Dia de São Valentim. Desesperados para não serem pegos pelos gângsters, eles se disfarçam de mulheres e entram para um grupo feminino musical, que está indo para Miami fazer shows. Joe se apaixona por Sugar (Marilyn Monroe), a garota problema do grupo, enquanto um milionário se apaixona pelo disfarce de Jerry, tudo isso em meio a uma convenção de criminosos, que também está acontecendo em Miami.

Obra-prima de Billy Wilder a até hoje uma das melhores e mais divertidas comédias de todos os tempos, realizada magistralmente sem precisar apelar para a baixaria como ocorre hoje em dia.

Curiosidades:

- Foram necessárias 47 tomadas para que a cena em que a personagem de Marilyn Monroe diz a fala "It's me, Sugar" ficasse pronta. A atriz sempre trocava a fala ou para "Sugar, it's me" ou para "It's Sugar, me". Após a 30ª tomada, o diretor Billy Wilder resolveu escrever em um quadro-negro a fala correta, para que Monroe não se confundisse.

- Outra cena que precisou de um grande número de tomadas foi quando a personagem Sugar Kane, da mesma Marilyn, procurava em várias gavetas e precisava dizer "Where's the bourbon?". A atriz trocava sempre a fala para "Where's the whiskey?", "Where's the bottle?" ou "Where's the bonbon?" e, após a 40ª tomada, o diretor resolveu escrever dentro de uma das gavetas a frase correta. Como ainda assim Monroe se confundia, pois se esquecia em qual gaveta estava a fala que precisava dizer, Wilder escreveu "Where's the bourbon?" dentro de todas as gavetas as quais a atriz precisaria abrir. Esta cena precisou ser rodada 59 vezes até que ficasse na forma correta. 

-  Após várias tomadas de uma cena em que precisava beijar Marilyn Monroe, o ator Tony Curtis comparou a sensação de beijar a atriz como sendo idêntico ao que seria beijar Hitler. 



Psicose - Psycho (Alfred Hitchcock - 1960)

A secretária Marion Crane (Janet Leigh) dá um desfalque de 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha. É uma tarde quente de sexta-feira e ela pede licença ao patrão para sair mais cedo, e leva consigo o pacote contendo o dinheiro, certa de que seu crime somente seria percebido após o final de semana. Com pouco mais de dois dias para fugir, Marion sai dirigindo sem destino pelas estradas. Cansada, vai parar no Motel Bates, um lugar decadente, que quase fechou suas portas após o desvio da autoestrada. Lá, é recepcionada por um simpático mas estranho e tímido rapaz, Norman Bates (Anthony Perkins), totalmente dominado pela mãe. Norman convida Marion para comerem um sanduíche com leite em sua casa, mas e mãe de Norman briga com ele, e eles comem em uma saleta. Depois disso, Marion decide tomar um banho, mas, ela é brutalmente esfaqueada pela mãe de Norman enquanto toma banho. Preocupada, a irmã de Marion, Lila Crane (Vera Miles), faz de tudo para tentar encontra a então desaparecida Marion, com o namorado dela, Sam Loomis (John Gavin) e o detetive Arbogast (Martin Balsam).

Curiosidades:

-  Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado.

-  Psicose custou 800 mil dólares e faturou 50 milhões de dólares nas bilheterias do mundo inteiro, literalmente salvando Hitchcock da falência, pois havia hipotecado sua própria casa para conseguir levantar os fundos necessários para a realização do filme.

- O filme foi escolhido como o 11º melhor filme de todos os tempos e o melhor do gênero horror pela revista Entertainment Weekly. O filme foi eleito o 18º melhor de todos os tempos pelo AFI (Instituto Americano de Cinema).



Nenhum comentário:

Postar um comentário