terça-feira, 9 de abril de 2013

Discoteca Básica de Rock Volume XIV

Faltando apenas 10 discos para o encerramento da Discoteca Básica, hoje volto a um gênero que já abordei, mas entendi que merecia mais um post. O hard rock. Já havia dito na ocasião, que não iria destrinchar gênero em seus vários subgêneros, como o heavy metal, etc.

Os 5 de hoje são:


Deep Purple - Deep Purple in Rock (1970)

In Rock, estabeleceu a característica sonora do Deep Purple em sua formação clássica, contando com Ian Gillan nos vocais, Ritchie Blackmore na guitarra, Ian Paice na bateria, Jon Lord nos teclados e Roger Glover no baixo. Foi com essa formação que mais tarde lançariam o clássico Machine Head, da imortal Smoke on the Water. Com esse disco, o Purple mostrou sua maturidade e provou que não estava para brincadeiras. É desse disco uma de suas melhores composições, o tour de force Child in Time, uma música magnífica, e certamente o melhor momento individual de Ian Gillan à frente dos vocais da banda. 



Black Sabbath - Master of Reality (1971) 

É o seguinte: os 6 primeiros discos e que marcam a época de glória do Black Sabbath são ótimos. Já havia comentado um deles aqui, justamente o 1º, Black Sabbath. Poderia ter falado de qualquer um dos outros, sendo minha escolha puramente pessoal. Muita gente entende que Paranoid é o melhor trabalho deles e, talvez, seria o mais indicado para estar aqui, mas gosto mais de Master of Reality. Para mim é um disco mais adulto, bem elaborado e experimental, principalmente por conta das variações do guitarrista Tony Iommi, o que resultou em uma sonoridade mais densa e pesada. É um grande disco.



Motörhead - Ace of Spades (1980)

Totalmente centrada na figura de seu lendário líder/vocalista/baixista/compositor Lemmy Kilmister, o Motörhead é certamente uma das bandas mais barulhentas da história do rock. Fazendo um som muito característico, os caras conseguiam unir muito peso à muita velocidade, criando assim uma sonoridade única e imediatamente reconhecível. Depois de vagar por algumas bandas desde 1964, Lemmy acabou, em 1971 sendo contratado pela banda de hard progressivo Hawkwind para ser seu baixista durante apenas 6 meses. Acabou ficando 4 anos e foi o compositor do maior sucesso do Hawkwind, a ótima Silver Machine. Lemmy foi chutado do Hawkwind em 75 depois de ficar preso por 5 dias na Califórnia por posse de drogas. O nome Motorhead, Lemmy tirou da última música dele composta para o Hawkwind. A formação com Lemmy no vocal e no baixo, seu amigo e músico amador, o baterista Phil "Philthy Animal" Taylor e o ex-guitarrista do Blue Goose "Fast" Eddie Clarke, é considerada hoje como o período clássico do grupo. É dessa época o disco Ace of Spades.

Com Ace of Spades, seu 4º trabalho, eles atingiram um pico de popularidade na Inglaterra em 81. A faixa-título é uma das marcas registradas do grupo e também o define perfeitamente. É considerado também como o melhor disco dos caras. Com certeza um disco muito importante dentro do gênero hard rock.



Iron Maiden - The Number of the Beast (1982)

Uma das bandas mais importantes e influentes do gênero hard/heavy. O Iron Maiden influenciou e continua influenciando muita gente. Embora não tenham conseguido o devido sucesso nos EUA (suas músicas eram consideradas como satanistas), em vários outros países são objetos de adoração, inclusive aqui no Brasil, onde os caras tem uma legião de fãs. Não tem muito o que falar deles que a maioria das pessoas já não saiba. A história da banda passou por várias fases e formações, porém sempre centrada no baixista Steve Harris. O vocalista Druce Dickinson só se juntaria ao Iron em seu terceiro trabalho, justamente The Number of the Beast, substituindo o anterior, Paul Di'Anno.

Além de ser um dos discos mais importantes do heavy metal, The Number of the Beast é o nascimento do Iron Maiden na forma como ele é hoje, justamente com a entrada de Bruce Dickinson e seu vocal poderoso, que deu novo rumo à banda. Realmente esse disco é bem diferente dos anteriores. Esse também foi o disco que alavancou sua carreira, chegando ao topo dos charts britânicos. Desempenhou também um papel importante junto aos fãs mais puristas, pois, como seu principal concorrente, o Judas Priest, deu uma guinada para o lado comercial, os puristas acabaram por recorrer ao Iron. É um trabalho muito bom, bem coeso e com músicas praticamente no mesmo nível desde o início até seu encerramento. 



Metallica - Master of Puppets (1986)

Outra das bandas de heavy metal mais influentes de todos os tempos. O Metallica foi o grupo que trouxe o metal de volta à Terra, pois, ao contrário de vários outros artistas do gênero, eles adotavam uma postura mais "da rua", deixando de lado aquela coisa de rockstars. São considerados os criadores de um dos sub-gêneros de hard-rock/heavy metal, o trash-metal, quando uniram velocidade ao volume. Mas se você pensar bem, o Motörhead já vinha fazendo algo semelhante, certo? Só que o Metallica conseguiu ser ainda mais barulhento. 

Master of Puppets, é sem dúvida a maior realização da banda e também é considerado sua obra-prima não só por fãs, mas também por vários críticos. Os temas recorrentes em suas faixas são basicamente o medo e a impotência que sente o ser humano. Não é bem meu estilo de som, mas reconheço a importância e influência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário