terça-feira, 23 de abril de 2013

A Diferença Entre o Genial e o Medíocre

Veja este vídeo:



Que bela porcaria, não? 

Imagine quanto deve ter custado, considerando apenas o cachê do Ronaldo gordo.

Agora assista os vídeos abaixo:









Viu só quanta diferença? O Brasil é, juntamente com EUA e Inglaterra, o país onde se faz a melhor propaganda do mundo. Isso mesmo. Do mundo. Abaixo, aquele que é considerado o melhor comercial brasileiro de todos os tempos e que está listado entre os 100 melhores do mundo.



Impressionante, não? Para provar que talento e criatividade não tem barreiras, selecionei 4 comerciais de primeira produzidos no Brasil em diferentes momentos. Um dos anos 70, 2 dos 80 e um dos 2000. Veja que alguns são mais elaborados e mais caros, porém esse último é de uma simplicidade comovente. O resultado é simplesmente espetacular. 

Hoje em dia, as agências tem muito mais recursos técnológicos, mas quase não conseguem produzir com a mesma qualidade de antigamente. E o problema nem é dinheiro. Vejam os exemplos abaixo, ambos de grandes anunciantes:




 


Evidentemente dois exemplos do pior que já se produziu em matéria publicitária no país, principalmente levando-se em conta que são grandes anunciantes, com grandes verbas publicitárias e que podem contratar as melhores agências. Chega a ser deprimente. O problema não é nem quem produz, mas quem aprova um material tão tosco como os exemplos acima.

Você vai me acusar de defender e valorizar apenas o que é antigo, coisa e tal. Besteira. Já coloquei um comercial bem recente lá em cima, mas para provar definitivamente minha total imparcialidade, coloco abaixo um dos "melhores piores" comerciais que já vi na vida.

Para encerrar, um comercial estrelado pelo casal sensação de então, Xuxa e Pelé. Me digam se já assistiram algo tão vergonhoso.



Hoje em dia, algo do gênero seria certamente proibido pelo CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Seria acusado de sexista, machista e fútil. Não acho que o comercial devesse ter sido proibido por isso, mas sim pelo extremo mau gosto. Aliás, assistam logo antes que a Xuxa mande tirar do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário