quarta-feira, 6 de março de 2013

Celebridades

Antes de continuar lendo, assista esse vídeo.

Legal hein? A proeza que você acaba de ver, foi "produzida" em uma localidade chamada Rio das Ostras, uma praia que, como pode ser claramente observado nas imagens é frequentada pela nata da sociedade carioca. 

A protagonsita dessa verdadeira obra-prima é Wanderléia dos Santos, de 41 anos. Ao que tudo indica ela foi abordada pelo outro protagonista da ação e convidada por ele para irem até o mar para se conhecerem melhor. O resultado está aí em cima. O vídeo fez enorme sucesso. Como você pode imaginar Wanderléia se tornou praticamente uma celebridade, chegando a dar entrevistas para alguns programas sensacionalistas de alto nível, como o Cidade Alerta, da Record.

Agora assista isso aqui

Se alguém ainda não havia visto, é um vídeo do atacante Fred do Fluminense demonstrando a imensa dificuldade de se "pegar" uma garota qualquer quando se é um jogador famoso dirigindo um Cayenne. Reparem na hesitação da moça assim que ela é abordada pelos marmanjos. É nítido seu conflito moral em beijar ou não Fred. Depois desse episódio, a moça ficou conhecida como morena do Fred. Isso mesmo. Ela não tem nome. Seu nome a partir de agora é "Morena do Fred".
  
Finalmente, veja isso

É um vídeo com Morena do Fred em um programa de TV, coincidentemente também da Record. 

OK. Agora você me pergunta o que as situações mostradas nos vídeos tem a ver umas com as outras?

Respondo: Tudo!

Morena do Fred, está cobrando cerca de R$ 2.500,00 por uma entrevista e não descarta a hipótese de posar nua para alguma revista (isso quer dizer "me convidem que aceito") e já pensa em iniciar uma carreira artística. Uau!

Por outro lado, nossa pobre Wanderléia só apareceu em programas policiais, mas apareceu.

A semelhança é essa: pessoas que não são ninguém, mas que por algum ato seu, por mais reprovável que seja, é lançada instantâneamente à fama, mesmo que daqui a 1 semana ninguém mais venha a se lembrar. O expediente não é novidade. Nos EUA temos 2 exemplos notórios de pessoas que viraram "celebridades" devido a divulgação de vídeos pouco recomendáveis: Paris Hilton e Kim Kardashian. Nesse caso, ao contrário das brasileiras, elas já eram muito ricas então o que valeu mesmo foi a fama.

Parece que todos querem ser uma celebridade. Mas afinal de contas o que diabos é uma celebridade? Uma vez li a definição perfeita em um livro do Paulo Francis, onde ele dizia que celebridade era alguém famoso mas sem qualquer utilidade. Perfeito! Se você tem alguma ocupação artística e é reconhecido por isso você não é uma celebridade, certo? Você é um músico, ator, pintor, etc.

Existe também o conceito de sub-celebridade, ou seja, alguém que é mais inexpressivo e inútil do que uma celebridade, porém desfruta de certa notoriedade, certamente passageira. Nessa categoria se incluem as pessoas sem nome, como mulheres-fruta, miss bumbum, panicats e afins.

Voltando às brasileiras, Morena do Fred tem tudo para se firmar como uma autêntica sub-celebridade. Wanderléia, não. Mas por que não se o ato dela foi ainda mais escrachado que o de Morena? Simples. Ela é muito feia. Demais. E isso é pecado mortal no mundo das sub-celebridades. Se fosse um pouco mais bonita certamente teria lugar no programa do Gugu, Britto Jr., Faustão entre outros menos cotados.

Certa vez o artista plástico americano Andy Warhol disse a célebre frase de que no futuro todos teriam 15 minutos de fama. Parece que ele estava coberto de razão, pois se até a Wanderléia conseguiu, acho que qualquer um consegue. 

Eu certamente ainda não tive os meus, mas quem sabe consigo se fizer alguma coisa bem vergonhosa? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário