segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

UFC Johnson vs Dodson



Nesse sábado (26/01/13) aconteceu em Chicago a disputa do cinturão do peso-mosca (categoria mais leve do UFC até 57 kg) entre o campeão Demetrious Johnson e o desafiante John Dodson. O que me interessava de verdade nesse evento era a luta entre o brasileiro Glover Teixeira e o americano Quinton “Rampage” Jackson, pelos meio-pesados. O evento, porém, foi surpreendentemente bom, com vários combates de qualidade. Para se ter uma ideia, de 11 combates programados, selecionei 8 para comentar rapidamente.

O 2º combate da noite foi na categoria dos médios, entre o brasileiro Rafael Natal, o Sapo, e o americano Sean Spencer. O 1º round começou bem equilibrado, mas com uma pequena vantagem para o americano. Porém, no final do round, Sapo conseguiu colocar o americano com as costas no chão onde trabalhou seu ground and pond. No 2º round, Sapo teve ótimo desempenho, conseguindo impor seu jogo e dominar totalmente o adversário, aplicando 2 quedas e quase finalizando a luta com um estrangulamento, contudo não havia mais tempo e Spencer foi salvo pelo gongo. No 3º round, Sapo novamente derruba o americano, mas dessa vez parte logo para a finalização, 1º tentando uma americana (Kimura invertida) e conseguindo sucesso com um katagatame. Ótimo combate do brasileiro e mais um degrau conquistado, todavia para o título ainda está muito longe.

Sapo (por cima) tenta aplicar um estrangulamento em Spencer


A 3ª luta foi entre os pesados Shawn Jordan e Mike Russow, ambos dos EUA. Com a torcida a seu favor, Russow partiu para cima de Jordan logo no começo e quase o nocauteou, e seguiu dominando totalmente. No 2º round parece que o gás de Russow acabou e ele deu uma bobeada, o que possibilitou a Jordan uma virada incrível na luta, espancando violentamente Russow no chão, exigindo a intervenção do árbitro. Apesar da vitória, esse Jordan é um lutador mediano. Não tem qualquer possibilidade de sequer sonhar em disputar o cinturão.

Jordan jogando por cima contra Russow


A 4ª luta do card preliminar entre os meio-pesados Ryan Bader e Vladimir Matyushenko foi tão rápida que nem tem o que comentar. Depois de um começo de estudos, Bader aplica um knockdown em Matyushenko, o que abre caminho para a finalização no chão por um triângulo de mão. Tudo isso só durou 50 segundos. Bader é um lutador apenas mediano. Levou um nocaute espetacular de Lyoto Machida e agora consegue se recuperar em cima de Matyushenko que conta com 42 anos.

Bader parte para cima de Matyushenko para finalizá-lo


A 7ª e última luta do card preliminar também foi bem interessante, entre o canadense TJ Grant e o americano Matt Wiman. Depois de um começo muito equilibrado, Grant consegue aplicar boa sequência em Wiman que vai ao chão. Grant não perdeu tempo e aplicou algumas boas cotoveladas em Wiman, conseguindo um nocaute técnico devido à interrupção do ábitro. Ótimo desempenho de TJ Grant, que amassou a lata de Wiman sem dó nem piedade.

Grant pregando a mão na cara de Wiman


Já no card principal, foi a vez de Ricardo Lamas e Erik Koch, ambos americanos, se enfrentarem no 8º combate da noite. Depois de um 1º round bem morno, Lamas consegue, já no 2º round, colocar Koch com as costas no chão e aplicar uma cotovelada certeira bem abaixo de seu olho. O corte começou a sangrar demais, o que certamente prejudicou a visão de Koch. Lamas ainda teve tempo de acertar mais alguns golpes violentos em Koch antes de ser interrompido pelo árbitro. 

Lamas, jogando por cima para trabalhar o ground and pound


Na 9ª luta da noite, mais um grande combate pelos leves, entre os americanos Anthony Pettis e Donald Cerrone. Depois de um princípio bastante estudado por parte de ambos, Pettis, após tentar alguns golpes plásticos, mas sem efetividade alguma, encaixa um chute na região do fígado de Cerrone, o que praticamente define a luta, pois Cerrone cai sem ar e sem forças. Pettis ainda teve tempo de aplicar mais 2 socos em Cerrone antes da interrupção do árbitro.  

Pettis tenta acertar chute maluco em Cerrone


Ótimo lutador esse Pettis, que inclusive foi o último a conseguir ganhar de Ben Henderson (campeão dos leves), na época do extinto torneio WEC. Tudo indica que em breve teremos uma revanche entre os dois, mas dessa vez será pelo título dos leves do UFC.

A 10ª era a luta mais aguardada por mim e também por todos os brasileiros que acompanharam o evento. O brasileiro Glover Teixeira teria pela frente seu maior desafio na carreira, enfrentando o ex-campeão dos meio-pesados do UFC, o americano Quinton “Rampage” Jackson. Galgando melhor posicionamento dentro do UFC, Glover Teixeira enfrentou Jackson que estava fazendo sua última luta pela organização. Apesar da diferença de experiência dentro da competição, Glover Teixeira não quis nem saber e partiu para cima de Rampage desde o início, conseguindo aplicar uma queda e quase finalizá-lo por estrangulamento. Rampage conseguiu se levantar, mas Teixeira encaixou ótimo soco em Rampage que sofreu um knockdown. O brasileiro seguiu dominando durante todo o combate. Embora não tenha conseguido nocautear ou finalizar Rampage, a superioridade do brasileiro foi absoluta e incontestável, conseguindo uma importante vitória unânime por pontos.

Grande luta de Glover Teixeira contra um adversário duríssimo. Ainda falta um pouco para que ele esteja em condições de tentar o título. Acredito que com mais 2 vitórias, ele será o desafiante natural de quem for o campeão da categoria (provavelmente ainda será Jon Jones, pois é praticamente impossível que Chael Sonnen tenha alguma chance de vitória contra ele).

Glover Teixeira (por cima) dominando Quinton "Rampage" Jackson


O último combate da noite foi a disputa de título entre os moscas. Demetrious Johnson é o primeiro campeão da categoria que foi iniciada ano passado, portanto defendia seu título pela primeira vez. Como é comum nessas categorias, essa foi uma luta extremamente movimentada do início ao fim. Como era disputa de título e evento principal da noite foi uma luta com previsão para 5 rounds.  No 1º round, muito equilíbrio, porém era possível entender uma pequena margem a favor do desafiante Dodson. O 2º round foi marcado por um domínio bem visível por parte de Dodson, que conseguiu aplicar 2 knockdowns em Johnson. A partir do 3º round, Johnson se encontrou na luta e passou a dominar as ações, porém sem conseguir nocautear ou finalizar Dodson. Apesar disso a movimentação e agressividade por parte de ambos foi contínua até o final do combate que foi decidido unanimemente pelos juízes em favor do campeão Demetrious Johnson.

O campeão Johnson aplica queda em Dodson


Sábado que vem dia 02/02 tem mais. Esse, porém promete ser um evento sensacional, com um super card principal, com brasileiros em todas as lutas. Veremos Demian Maia enfrentando o americano John Fitch pelos meio-médios, Minotouro contra o ex-campeão dos meio-pesados Rashad Evans, Pezão contra Overeem pelos pesados e a disputa do título dos penas entre o campeão José Aldo e Frankie Edgar. Acredito que será um evento emocionante, recheado de lutas que prometem muito.

Parada duríssima para os brasileiros. Acredito nas vitórias de José Aldo e Demian Maia. As tarefas de Minotouro e Pezão são extremamente difíceis. Dos dois acredito que o que tenha um pouquinho mais de chance de vitória seja Minotouro. Para mim, infelizmente, Pezão não tem a mínima chance contra Overeem. Espero francamente estar errado e morder a língua.

Com um evento desses certamente terei o que comentar semana que vem. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário