segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

UFC Henderson Vs Diaz - Considerações



Nesse sábado que passou, 08/12/12, foi realizado o evento UFC on Fox 5 com disputa de título dos leves entre Ben Henderson e Nate Diaz.

Resolvi fazer algumas observações a respeito desse evento.

Em relação ao evento como um todo, pode-se dizer que foi apenas razoável, com algumas (poucas) lutas boas, uma ou outra rezoáveis e a maioria ruins, tanto é assim que de um evento com 11 lutas vou me ater a 6 delas. O certo seria falar de apenas 5, mas como ocorreu a volta aos rings de BJ Penn vou dar uma rápida analisada nessa também.

Em relação às lutas, tivemos 7 no card preliminar e 4 no principal. 

Na 1ª luta da noite, pela categoria dos galos, Scott Jorgensen finalizou por estrangulamento John Albert em uma luta sensacional e cheia de alternativas, com várias inversões de posição. O mais interessante dessa luta foi que Jorgensen aplicou o estrangulamento em Albert que, ouviu soar o gongo finalizando o 1º round, instantaneamente após bater em desistência. Se Albert tivesse conseguido aguentar mais 2 segundos a luta teria ido par o 2º round. Lutaça!

John Albert (calção preto) tenta "escalar" para um triângulo em Scott Jorgensen
 
Na 3ª luta do card preliminar, depois de um começo meio mole, a luta esquentou com Daron Cruickshank indo para cima de Henry Martinez e o acertando violentamente. Parecia que a luta seria interrompida ali mesmo, mas o árbitro deixou correr. No 2º round, Cruickshank partiu novamente para cima de Martinez e o nocauteou com um chute espetacular em sua cabeça. Boa luta, mas tanto Cruickshank como Martinez (principalmente) precisam comer muito arroz com feijão para terem alguma possibilidade de ter maiores pretensões na categoria dos leves. 

Momento do nocaute de Cruickshank em Martines

No último combate do card preliminar, também pelos leves, o veterano Yves Edwards não deu chances para Jeremy Stephens e o nocauteou ao aplicar um cruzado espetacular que acabou com a luta. Outra luta nos leves e outra vez não vi nenhum dos lutadores capaz de fazer sombra para o campeão Ben Henderson. 

Yves Edwards (calção preto) acuando Jeremy Stephens
 
Na 2ª luta do card principal houve o retorno de BJ Penn, veterano ex-campeão pelos leves e meio-médios. Como toda luta de Penn essa também era uma incógnita, pois você nunca consegue saber se ele vai se apresentar bem e fazer uma luta excelente ou se vai fazer uma luta péssima. Nesse caso sua apresentação foi abaixo da média, ele lutou muito mal, foi dominado por seu adversário Rory MacDonald o tempo todo e levou uma surra daquelas. Um retorno melancólico de alguém que já foi campeão.

Rory MacDonald acertando cotovelada em BJ Penn
 
No segundo combate mais importante da noite, e o mais esperado por mim, estavam em lados opostos nosso Shogun e a promessa Alexander Gustafsson, pelos meio pesados. Confesso, não sei porquê, que esperava muito de Shogun dessa vez. Mas, mais uma vez ele se apresentou muito mal, fez uma luta horrível, chata e desinteressada. Perdeu unanimemente por pontos para um lutador que não fez quase nada durante a luta toda e assim mesmo ganhou. Na minha opinião podem até colocar esse Gustafsson como o próximo desafiante a Jon Jones, caso esse vença Chael Sonnen (vai vencer com certeza), mas entendo que ele não é páreo nem de longe para o "Bones". Shogun está naquela fase meio Vanderlei Silva, ganha uma, perde uma e assim vai levando até perder algumas em sequência e ser dispensado pelo UFC.

Mauricio "Shogun" todo arrebentado após a luta com Gustafsson

Na última luta da noite, disputa de título dos leves entre o campeão Bem Henderson e Nate Diaz (irmão de Nick Diaz). O que se viu foi mais um exemplo de profissionalismo por parte de Henderson e a certeza de que ele não é campeão por mero acaso. Henderson não deu a menor chance para Diaz, que não conseguiu fazer absolutamente nada na luta, sendo totalmente dominado durante os 5 rounds. Além disso tomou umas boas porradas e saiu com a cara toda amassada. Achei essa luta muito boa e empolgante, mesmo não tendo nocaute ou finalização. Certamente o fato de Diaz ser ótimo lutador de jiu-jitsu contribuiu para que o combate fosse decidido pelos juízes. Pelo que vi ontem, nas várias lutas dessa categoria, entendo que Henderson deve dominá-la por um bom tempo.

Ben Henderson acerta soco na cara de Nate Diaz
Falam que talvez José Aldo suba para os leves. Aí a conversa muda de figura e Henderson pode começar a se preocupar, mas por enquanto está tranquilo para ele.

Nesse final de semana que vem vão ocorrer mais 2 eventos do UFC, nos dias 14 e 15. Caso haja alguma luta interessante em algum deles ou em ambos, volto a comentar a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário