quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MMA



Hoje o MMA, principalmente o UFC está na moda.

O esporte que mais cresce no mundo dizem alguns.

Um monte de gente conhece, assiste e até gosta. O mais interessante é que até 1 ano e meio atrás, a disparada maioria das pessoas não tinha a mais remota ideia de que existia.

Começou a ficar notório quando ocorreu a luta (abaixo) entre Anderson Silva e Vitor Belfort. 

Anderson Silva aplica nocaute em Vitor Belfort

Depois houve o evento no Rio (UFC Rio), o primeiro que foi transmitido AO VIVO mesmo e na íntegra, pela Rede TV.

Resultado: sucesso imediato, surra de audiência na Globo e, consequentemente, a compra dos direitos de transmissão por parte dessa, bem como o surgimento de um monte de fãs neófitos e mais um monte de “especialistas” que nunca tinham assistido a uma luta, até então. Agora todo mundo entende do assunto e dá palpite.

A Globo, como não poderia deixar de ser, foi lá rapidinho e comprou o UFC para o Brasil. Comprou para não transmitir, é verdade, mas comprou. Em um post futuro sobre o assunto, falarei sobre o “show de transmissão” da Globo. Hoje o papo é outro.

Para quem ainda não sabe, o primeiro UFC, que na época era conhecido como vale-tudo aqui no Brasil, aconteceu em 1993 e foi organizado por Rorion Gracie. Seu objetivo era apenas mostrar a superioridade do Jiu-Jitsu sobre as outras modalidades, tanto é que cada lutador, na época, vinha de uma arte marcial específica. 

A verdade é que nos seus primórdios, o UFC era mais divertido, mais violento e, claro, totalmente amador.

Quem entrou para defender o Jiu-Jitsu foi o lendário Royce Gracie, que se sagrou campeão em 3 eventos. Na época era um torneio sem divisão de peso e sem rounds. O vencedor de uma luta avançava para a próxima, até chegar à luta pelo título. Todas as lutas eram na mesma noite. Royce Gracie foi campeão no 1º, 2º e 4º evento, não participando da 3ª edição devido a uma contusão. 

Nesse 4º evento foi observada a necessidade de mudanças pela primeira vez, já que só a luta final entre Royce Gracie e Dan Severn (abaixo) levou mais de 40 minutos e acabou ultrapassando o tempo de 2 horas contratadas por Rorion, junto ao canal fechado para transmissão desse UFC.

Royce Gracie Vs. Dan Severn

Resultado: o assinante que pagou para assistir o evento, teve a transmissão cortada ao final das 2 horas e ficou sem assistir o final dessa luta.

Inúmeros grandes lutadores passaram pelos primórdios do UFC (um dia falo só sobre os grandes lutadores e seus combates memoráveis).

Em 1997 nasce o PrideFC, evento no Japão que é considerado por muitos, inclusive este que vos escreve, como o melhor evento de lutas de todos os tempos. 

No 1º Pride, o evento principal da noite foi a super luta entre Rickson Gracie e Nobuhiko Takada (abaixo), que era o herói japonês das artes marciais. O Rickson ganhou dele em poucos minutos e com extrema facilidade.

Rickson Gracie domina Takada antes da finalização por arm lock
 
No 4º Pride, houve a revanche entre Rickson e Takada, onde, novamente o brasileiro ganhou sem qualquer dificuldade.

E assim surgiu esse evento fantástico, que também teve lutadores fantásticos.

As regras do Pride eram um pouco mais permissivas, era disputado em ring e não octógono e tinha um round inicial de 10 minutos e 2 posteriores de 5 minutos cada.

Hoje não há mais Pride (foi comprado pelo UFC e posteriormente encerrado devido às suspeitas de sua ligação com a máfia japonesa) e o UFC também já não é mais o mesmo, com muitas regras e uma padronização de lutas muito cansativa. 

Ainda gosto muito e assisto a todos os eventos possíveis, mas a essência se perdeu.

Esse sábado 17/11/12 tem mais um evento valendo o título dos meio-médios entre Georges Saint Pierre e Carlos Condit, claro que vou assistir.

Saint Pierre é provavelmente o campeão com o estilo de luta mais tedioso e burocrático que já vi. Seus combates, na maioria das vezes são enfadonhos. Mas é um grande campeão, sem dúvida alguma. Tomara que dessa vez ele, que está voltando de um longo tempo parado devido a uma cirurgia, promova uma luta com um pouco mais de emoção. 

Vou torcer para ele, pois gostaria de ver uma disputa de título entre ele e o brasileiro Demian Maia.  

Vamos ver o que acontece.

Semana que vem comento as lutas desse evento, caso alguma delas valha a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário