sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Guia Básico de Cinema Capítulo II


Para o 2º capítulo do meu Guia Básico de cinema, vou tratar exclusivamente de um dos gêneros que mais gosto. 

O Western, ou faroeste aqui no Brasil. 

Selecionei 5 dos meus westerns favoritos e você vai perceber que apenas 2 diretores constam dessa lista, John Ford e Sergio Leone.

Listei os filmes em ordem cronológica e não em ordem de preferência ou importância.

Eis os filmes:




Rastros de Ódio – The Searchers (John Ford 1956)

O que se pode dizer desse clássico supremo de faroeste? A obra prima de John Ford e um dos meus favoritos.

Rastros de ódio é considerado como o filme mais importante de John Ford, que é especialista no gênero western e também é tido como a melhor performance de John Wayne. 

O American Film Institute o considera o melhor western de todos os tempos e o 12º entre os 100 melhores filmes americanos de todos os tempos.

Outra coisa, tanto John Ford, como esse filme especificamente, foram citados como tendo profunda influência na obra de diretores como Steven Spielberg, Martin Scorsese e Quentin Tarantino.

A estória é baseada em um fato real que ocorreu em 1836, quando uma garotinha foi sequestrada pelos comanches durante o massacre de Fort Parker. 

No filme, que se passa logo depois da Guerra da Secessão (1861-1865), soldado da cavalaria confederada (John Wayne) retorna para casa de seu irmão, desolado e amargo. Quando é chamado para uma expedição punitiva contra os comanches, ele e seu sobrinho adotivo (Jeffrey Hunter) que ele desgosta, acabam deixando as terras da família desprotegidas, as quais acabam sendo atacadas por um grupo de guerra dos comanches.

Retornando a seu lar eles descobrem que todos foram mortos, menos as sobrinhas, que foram levadas cativas pelos índios.

Começa assim uma caçada implacável em busca das garotas e seus captores.
 
É um filme magnífico, com fotografia e locações (Monumet Valley) belíssimas. 

Ótima pedida para sábado à tarde.



O Homem que Matou o Facínora – The Man Who Shot Liberty Valance (John Ford 1962)

Esse filme também é sensacional e conta com um elenco de primeira: John Wayne, James Stewart e Lee Marvin.

É também um filme belíssimo que abrange questões éticas e morais muito interessantes (não posso citá-las aqui porque senão estaria entregando o final do filme).

Apesar de ser posterior a Rastros de Ódio, esse filme foi feito em preto e branco, o que acredito tornar ainda mais dramáticas suas cenas chave, como a que James Stewart vai duelar contra Lee Marvin, à noite. Magnífica!

A estória gira em torno de um senador americano (Stewart) que volta a cidade em que morou, para o velório de um amigo. Em seu retorno ele fala com um repórter e conta sua história, desde o momento em que chegou a cidade como um jovem advogado e como começou a ser perseguido pelo bandido local (Marvin), bem como sua relação com um respeitado caubói (Wayne), que também quer se ver livre do facínora.

Ambos querem o mesmo objetivo, porém um entende que o caminho é a lei, enquanto o outro entende que a única solução é o confronto armado. 

Filme excelente que merece ser visto e revisto.  



Por uns Dólares a Mais – For a Few Dollars More (Sergio Leone 1965)

Esse é o 2º filme da trilogia de Sergio Leone sobre o Velho Oeste.

Sergio Leone tem uma visão menos romântica do período, do que os diretores americanos, e isso pode ser claramente notado no fato de que em seus filmes não existe um herói propriamente dito. São sempre anti-heróis. E nesse não é diferente.  

Apresentando uma trama mais complexa e bem armada, bem como personagens mais interessantes, é nítida a evolução em relação ao filme anterior (Por um Punhado de Dólares).

Em Por Uns Dólares a Mais, Clint Eastwood encarna novamente o homem sem nome, que se junta ao Coronel Douglas Mortimer (Lee Van Cleef) para capturar e reclamar a recompensa sobre o bandido El Indio (Gian Maria Volonté) e sua gangue.

Grande filme. Todos os três são bons, mas o próximo da lista é meu favorito.



Três Homens em Conflito – The Good, The Bad and The Ugly (Sergio Leone 1966)

Dos três filmes que compõe essa trilogia, certamente Três Homens em Conflito é o melhor. E meu favorito também.

Os personagens são os melhores e os mais descarados. O filme consegue mesclar muito bem ação típica do gênero, com humor. Genial.

Esse e mais Era uma Vez no Oeste (abaixo) devem ter sido os westerns que mais assisti em minha vida. São filmes que dá pra ver todo ano.

Ambientado durante a guerra civil americana, o Bom (Clint Eastwood), o Mau (Lee Van Cleef) e o Feio (Eli Wallach), ficam tanto se associando como competindo uns contra os outros, para chegar a uma fortuna enterrada em um cemitério que fica atrás das linhas inimigas confederadas.

Além de terem que lutar entre si, eles devem também arrumar uma maneira de driblar o exército adversário.

Assista sempre!  



Era Uma Vez no Oeste – Once Upon a Time in the West (Sergio Leone 1968)
Para mim esse é o melhor filme de Sergio Leone. Sem dúvida. 

Além de uma estória muito boa, conta com um elenco de primeira com Charles Bronson, Henry Fonda, Jason Robards e a lindíssima Claudia Cardinale. 

A estória gira em torno da construção de uma estrada de ferro que vai passar pelas terras de uma jovem viúva (Cardinale), que está sendo ameaçada pelo bando de Frank (Fonda) a serviço do dono da estrada de ferro.

Para sua proteção ela só pode contar com a ajuda do misterioso Harmonica (Bronson) e do bandoleiro Cheyenne, em uma associação das mais improváveis.

O mais legal desse filme, além da estória, é claro, são as cenas memoráveis e os diálogos sensacionais.

Se ainda não assistiu, já sabe, assista!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário