quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween - Mas afinal que diabo é isso?









Para comemorar meu primeiro post em meu primeiro Blog, nada melhor do que começar com uma data comemorativa.

31 de Outubro.

Que maravilha! Todos os anos nessa data acontece a celebração do Halloween, que no Brasil ficou conhecido como Dia das Bruxas.

Mas afinal de contas o que diabos é o Halloween?

Dando uma pesquisada rápida encontrei algumas teorias a respeito, porém nada definitivo.

Segundo alguns, essa festa tem origem em celebrações pagãs dos povos que habitaram as regiões da Gália e Bretanha entre 600 a.C e 800 d.C, e seriam parte do calendário Celta de comemoração do Samhain.

O Samhain, ao que parece, era comemorado entre 30 de Outubro e 02 de Novembro e marcava o fim do verão no calendário Celta e consequentemente a chegada de um novo ano, ou seja, não passava do Réveillon deles.

Outros definem o Halloween como tendo origem cristã como uma festa em honra de Todos os Santos , que inicialmente era celebrada em 13 de Maio, porém foi alterada para 1º de Novembro para coincidir com o dia da Dedicação da Capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro no Vaticano. Como toda festa religiosa antiga que se preze, ganhou uma celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior, no caso 31 de outubro. 

Na tradução para o inglês o termo para essa vigília ficou como All Hollow´s Eve, que com o passar do tempo e a burrice das pessoas foi corrompido para Halloween, quase a mesma coisa que aconteceu aqui com o saudoso automóvel Fusca, que era uma corruptela ignorante do seu nome original em alemão: Volks – lê-se Folks (povo), de Volkswagen (carro do povo), mas como o brasileiro sempre foi muito ignorante e não conseguia pronunciar Folks corretamente, com o passar do tempo foi se abrasileirando para Fusca mesmo.  

Voltando ao tema...

Como se pode perceber, portanto, não há a mais remota relação entre o Halloween (seja qual for sua origem de fato) e o termo Dia das Bruxas, empregado no Brasil e outros menos cotados de língua portuguesa.

Mas então, qual a importância dessa história toda?

Respondo: Nenhuma, a não ser a total falta de noção e patetice crônica com que um número cada vez maior de pessoas aqui no Brasil, ano a ano, comemora algo que tem o nome com um subtítulo adaptado para explicá-lo aos mais tontos (Halloween – O Dia das Bruxas), assim como num filme qualquer traduzido para português.  

Que mania mais desagradável é essa do brasileiro de ficar importando tudo quanto é porcaria dos outros sem ao menos se preocupar do que se trata!

Faça um teste você mesmo. Pergunte para qualquer pessoa que você conhece o que é o Halloween. A resposta você já sabe que vai ser a mais evidente. 100% das pessoas vão te responder que é o Dia das Bruxas. 

Agora prossiga com o teste e pergunte o que se comemora no “Dia da Bruxas”. Aposto que 0% das pessoas vai saber a resposta. 

Vamos parar com essa palhaçada. Esse negócio de Halloween não tem nada a ver com o Brasil ou sua (falta de) cultura. Já temos baboseiras o suficiente por aqui mesmo.  

A criançada fica se fantasiando de tudo quanto é coisa relacionada com bruxa e afins e nem sabe o motivo.

Sem contar os docinhos em forma de caixão, aranha, a indefectível abóbora retalhada e as celebridades abobadas fantasiadas da maneira mais óbvia possível.

Fica minha sugestão aqui: na próxima vez que algum moleque mal criado bater na sua porta com o famoso “doce ou travessura”, informe ao pestinha que ele só leva o doce se te explicar o que é comemorado no Dia das Bruxas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário